
A música proporciona às crianças, não apenas coordenação e ritmo, mas também brincadeiras infinitas. Além de uma ferramenta poderosa na Educação Infantil, ainda canaliza sentimentos, emoções, e desenvolve a socialização e a interação. Mais do que uma imersão em um mundo lúdico, a música, para as crianças, é fonte de benefícios imensuráveis.
A música na Educação Infantil
Apesar do foco na Educação Infantil, é quase impossível não se reconhecer os benefícios da música em qualquer idade. A aquisição de noções de percepção espacial, matemática e linguagem é constatada, com efeito, pelo estímulo de áreas cerebrais específicas. Na infância, tudo isso pode e deve ser utilizado em benefício da alfabetização e do desenvolvimento perceptivo, intelectual e criativo.
Portanto, a música pode contribuir, sobremaneira, com o processo de aprendizado das crianças. É um ótimo recurso para torná-las autônomas e, assim, protagonistas do seu próprio desenvolvimento. Entretanto, esta linguagem deve ser explorada e experimentada também de maneira única, extrapolando o conceito de coadjuvante de outras descobertas.
O potencial da música no desenvolvimento infantil
A música tem a capacidade de despertar, discernir e direcionar emoções. Tanto em adultos, quanto em crianças, ela tem o dom de mudar a vibração interior para novos estados. Seja para alegria, melancolia, empolgação ou relaxamento, seja para concentração, seu poder é enorme.
As crianças, por outro lado, passam a conhecer e compreender novas dimensões da existência, através da percepção musical. Ao mesmo tempo, despertam para aspectos variados do ambiente, do cotidiano, da expressão corporal e comportamental.
Podemos citar como benefícios da música, especialmente no desenvolvimento infantil:
- Valorização da expressão corporal;
- Ampliação da fala e do vocabulário;
- Estímulo à criatividade;
- Capacidade de concentração;
- Aprendizagem lógico-matemática;
- Facilidade para trabalho em grupo.
[Fonte: Blog Montessori]