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A infância é uma fase marcada pela criatividade e disposição de descobrir o mundo. As crianças correm, pulam, riem e criam um universo extremamente rico em suas brincadeiras – de modo que, quanto mais estimuladas elas forem, mais detalhado e abrangente será esse processo de imaginar.
Muito mais do que apenas entreter os pequenos, o brincar é um processo de desenvolvimento, em que os pequenos descobrem a si e ao mundo, aprendem sobre aspectos da vida, lidam com emoções e trabalham suas habilidades e capacidades. E a arte tem um espaço muito significativo em meio a isso tudo.
De acordo com a BNCC, a arte envolve noções de sensibilidade, intuição, pensamento e subjetividades, compondo um processo de expressão extremamente importante às crianças no processo educativo.
Antes de tudo, é preciso lembrar que a arte envolve diferentes linguagens, sendo elas as artes visuais, dança, música e teatro. Assim, as possibilidades de trabalhar em casa são bastante abrangentes. E, nesta época de mudanças na rotina devido à pandemia do novo coronavírus, encontrar recursos simples para os pequenos se divertirem dentro de casa é bastante importante.
Veja 8 sugestões das melhores atividades de arte para crianças de 10 anos ou mais:
Desenho com música
Uma forma de aproveitar as possibilidades que a área de artes dá é misturar as diferentes linguagens de modo articulado. Por isso, proponha que as crianças desenhem uma música. Para isso, a música pode ser ouvida inteiramente e depois desenhada ou, ainda, os pequenos podem ouvir e desenhar ao mesmo tempo.
Aqui, elas podem explorar muitas possibilidades, indo dos desenhos mais objetivos (por exemplo, representar a história da letra) ou mais subjetivas (como desenhos abstratos que acompanhem o ritmo musical).
É importante explicar essas possibilidades antes e deixar claro que não existe certo e errado.
Criando cenários
Para estimular a criatividade, uma sugestão é separar algumas obras de arte, imprimi-las em preto e branco e pedir às crianças para que pintem, desenhem e criem uma nova obra. A sugestão pode ser, por exemplo, criar planos de fundo para as pinturas que apresentam pessoas ou compor uma história naquelas que representam paisagens.
Essa atividade faz com que as habilidades motoras também sejam exercitadas, auxiliando no desenvolvimento físico e também cognitivo.
Encenando pinturas
A encenação exige bastante da criatividade dos pequenos. Por isso, uma opção é separar obras de arte e pedir que eles a encenem, usando roupas, pintura corporal no rosto e criando um cenário.
Também é possível que eles imaginem uma narrativa para a obra e contem essa história por meio do teatro.
Para tornar o processo ainda mais enriquecedor, a escolha das obras de arte pode ser feita em conjunto com as crianças. Existem diversos sites que disponibilizam acervos online e até museus com visitas virtuais.
A encenação é uma forma de trabalhar a coordenação motora, além da criatividade, o que é essencial para o desenvolvimento dos pequenos.
Misturando materiais
Conhecer diferentes materiais e usá-los em uma pintura com colagem é uma forma diferente de explorar os sentidos das crianças. Para a atividade, é possível que elas façam desenhos ou que obras de arte sejam impressas em preto e branco.
Os pequenos podem utilizar materiais mais tradicionais para colorir, como lápis, giz de cera e cola com glitter, mas também buscar folhas, flores, pós e grãos (neste caso, farinhas, pó de café, arroz, sementes, etc).
Essa atividade permite que as crianças explorem texturas e imaginem usos diversos àqueles itens do dia a dia.
Musicalizando as pinturas
Da mesma forma que desenhar as músicas é uma forma divertida de de articular as linguagens artísticas, musicalizar as obras também exige dos pequenos muita imaginação.
Para isso, vale separar materiais diversos, como caixas de papelão, tampas de panela, lápis ou mesmo instrumentos musicais para produzir os sons.
Ao separar algumas obras de arte, a sugestão é que as crianças listem sentimentos e emoções que elas transmitem. A partir disso, devem produzir sons e ritmos que musicalizem as obras.
Para iniciar a brincadeira, a proposta pode ser: qual música você acha que estava tocando quando essa obra foi pintada?
É sempre importante reforçar que não existe certo e errado, nem é preciso saber tocar instrumentos ou compor um ritmo. O objetivo é apenas articular as linguagens de modo divertido, permitindo que as habilidades auditivas sejam trabalhadas também.
Fazendo colagens
O trabalho com colagens é bastante comum nas aulas e atividades de artes. Apesar disso, há formas de diversificá-lo ainda mais: uma sugestão é articular a tecnologia com a criatividade.
As crianças podem, por exemplo, tirar fotos das paisagens, da rua ou mesmo dos cômodos de casa usando um celular, por exemplo. Essas imagens podem ser reveladas ou impressas (preferencialmente coloridas) e, com elas, as crianças devem montar novos cenários, recontando-as e misturando-as.
Nessa atividade, a atenção e a concentração são trabalhadas, exigindo atenção ao ambiente, além do exercício com a linguagem fotográfica.
Desenhando histórias
Com lápis (e outros materiais para colorir, como giz de cera ou tinta guache) e uma folha, as crianças podem transformar suas histórias favoritas em obras de arte. Aqui, novamente, é importante deixar claro que não há regras ou certo ou errado, o objetivo é soltar a imaginação.
Essa atividade pode ser uma forma de estimular os pequenos a conhecerem novas narrativas também. Para isso, proponha livros e filmes para que eles conheçam e, em seguida, façam os desenhos.
As histórias podem ser transformadas em um desenho apenas ou em uma sequência, como uma história em quadrinhos.
Desenhando na parede
Uma cena bem comum é aquela das crianças rabiscando a parede de casa – o que, geralmente, não deixa os pais ou mães muito felizes. Mas é possível tornar isso real, sem estragar a pintura da casa.
Com um rolo de papel kraft ou algum semelhante, que seja de metro, basta cobrir uma parede da sala ou do quarto das crianças, de modo que elas possam pintar, rabiscar e colorir livremente.