O mundo da leitura é, de fato, mágico. Por meio de sílabas unidas, é possível dar sentido às placas, obter informações, mergulhar em narrativas textuais, criar universos inteiros em diversos livros e letras de música.

Também não é nenhuma novidade sobre a importância e benefícios que o hábito de ler promove: estimular o cérebro e a criatividade, ampliar o conhecimento de mundo e melhorar o repertório lexical e a oratória são apenas alguns deles.

Porém, no meio disso tudo, muitas vezes pais e mães se questionam sobre a idade mais adequada para que seus pequenos iniciem o processo de alfabetização.

A verdade é que mais do que definir quando começar, é preciso considerar o contexto e a individualidade de cada criança, pois a alfabetização – assim como qualquer outro aprendizado – depende dessas especificidades e não é um aprendizado isolado.

O que é alfabetização infantil?

Aprender a ler e escrever é, de forma resumida, o que se entende por processo de alfabetização. Dessa forma, uma criança passa a ser alfabetizada quando já adquiriu o conhecimento sobre o código escrito e tem habilidades de leitura e escrita.

Algumas crianças iniciam a vida escolar já com algum conhecimento sobre esses códigos e combinações alfabéticas; outras são apresentadas somente na aula mesmo. Entre especialistas, não há consenso se é preciso esperar o início da vida escolar ou não, mas em geral o intervalo de tempo para esse início fica entre os 4 e 7 anos. De toda forma, é sempre essencial respeitar o processo da criança dentro dessa faixa da idade.

Também é importante considerar que, no primeiro ano do ensino infantil, os pequenos vão adentrar o processo formal da alfabetização infantil. Vão ser apresentadas aos métodos e didáticas para adquirirem as habilidades de leitura e escrita, mas antes disso, elas também já são iniciadas na alfabetização, pois todas as brincadeiras, afetos, conhecimentos sobre cores, animais e músicas compõem bases para ler e escrever. Dessa forma, a alfabetização não é, necessariamente, um processo isolado que inicia na escola e se restringe à tradução de códigos escritos.

Começo da vida escolar e alfabetização: existe diferença?

Muitas famílias ainda associam a alfabetização com a vida escolar, de modo que o aprendizado sobre letras e palavras fosse estritamente formal e se desse unicamente em sala de aula.

Porém, aprender a ler e a escrever é muito mais amplo e complexo, envolvendo saberes e habilidades desenvolvidas muito antes da criança ir à escola. Os estímulos dentro de casa, os exemplos que os pais dão, o convívio com histórias e livros, as brincadeiras que estimulam a criatividade: tudo isso faz parte, ainda que indiretamente, da aquisição de habilidades necessárias para a alfabetização.

Assim, mesmo que os pequenos cheguem à escola sem saber juntar letras e formar sons, não significa necessariamente que o processo de alfabetização não tenha se iniciado ainda. Porém, é no cotidiano escolar que eles vão mergulhar na aquisição de habilidades relacionadas à alfabetização de forma sistematizada, com didática e procedimentos formais.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização infantil?

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a orientação é que as crianças sejam alfabetizadas até, no máximo o 2º ano do Ensino Fundamental I, ou seja, esse é o prazo máximo para o aprendizado – que continua no 3º ano, com foco na ortografia e regras mais formais.

No entanto, se elas demonstrarem vontade e interesse em decifrar palavras escritas em livros ou placas nas ruas por volta dos 3 ou 4 anos, não há motivo para impedir isso.

Da mesma forma, se por volta dos 5 ou 6 elas ainda não estiverem tentando entender as letras, não há com o que se preocupar, pois ainda está dentro da faixa esperada para o início de aprendizagem.

Mas, nessa fase, o papel da família é sempre importante – independentemente do interesse da criança -, porque os pequenos são estimulados por meio do contexto e dos exemplos.

Então, se há livros por perto, os pais têm hábitos de leitura ou criam um universo interessante acerca das letras e palavras, é mais provável que a criança se sinta estimulada a conhecer melhor sobre isso.

Dicas para preparar a criança para a alfabetização infantil

Para preparar a criança para a alfabetização, é necessário respeitar o processo próprio dela. Isso não significa que não seja importante estimulá-la em relação às palavras, letras e narrativas.

O processo formal de aprendizagem da leitura e escrita ocorre na escola, mas a família tem um papel central nesse processo complexo que é a alfabetização, já que ela envolve experiências diversas.

Brincadeiras, conhecimentos sobre cores, sons, músicas, desenhos, comidas e brincadeiras são parte desse processo. Assim, pais e mães podem estimular a curiosidade dos pequenos adotando alguns comportamentos e atividades, como:

– Cante músicas ou leia textos que façam rimas: isso deixar as palavras mais atrativas, estimulando o interesse dos pequenos. Também é importante que essas músicas ou textos tenham palavras comuns ao universo infantil e, de preferência, que remetem a objetos ou coisas que sejam conhecidas dos pequenos (como animais, brincadeiras);

– Leia livros e deixe que as crianças brinquem com eles: mesmo sem saber ler ou escrever, brincar com livros, folheá-los e olhar as páginas é uma forma de os pequenos criarem laços afetivos com o mundo da leitura;

– Proponha brincadeiras que usem palavras: letras de EVA são um bom exemplo de brincadeiras que aproximam as crianças das palavras, mesmo que elas não saibam ler ou escrever;

– Associe palavras às coisas: livros infantis costumam ter poucas palavras e muitas imagens, além de tornar as palavras mais atrativas, eles auxiliam os pequenos a associarem as palavras às coisas (animais, cores, objetos). Isso torna as letras mais atrativas e interessantes;

– Não pode ou limite a criança: caso ela pergunte o que está escrito em algum lugar ou demonstre interesse por aprender a ler ou escrever, mesmo que pareça ser muito nova, é importante deixar essa curiosidade se desenvolver, respondendo e dando abertura às descobertas.

___

 

A alfabetização infantil é um processo bastante importante e simbólico – tanto para as crianças quanto para a família. No entanto, é comum haver dúvidas sobre quando ele deve ocorrer ou qual é a melhor idade para iniciar os estimulamos à aquisição da habilidade de leitura e escrita.

Apesar de haver algumas orientações – como a da BNCC, que aponta o 2º ano como a idade escolar máxima para o aprendizado -, não há um consenso sobre quando começar. O importante é estimular os pequenos e respeitar a curiosidade natural deles, sabendo que a alfabetização inclui experiências e conhecimentos que antecedem a vida escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *