Ah, a música! Um despertar de sensações. Ela inspira, traz lembranças, influencia o estado emocional e potencializa o desenvolvimento das crianças.

A música é uma ocorrência natural e importante no crescimento e desenvolvimento das crianças. Algumas investigações de Maria Montessori evidenciaram que a exposição precoce à música mostrou ter um impacto positivo sobre as crianças; sua consciência emocional, corporal, senso de si e do ambiente.

Segundo o psicólogo da Universidade de Harvard Howard Gardner (1983), “a inteligência musical é igual em importância à inteligência lógico-matemática, inteligência linguística, inteligência espacial, inteligência cinestésica-corporal, inteligência interpessoal e inteligência intrapessoal”. Isso ocorre porque a música promove todas essas coisas.

Quando estamos envolvidos com a musicalidade, seja ouvindo, dançando, cantando ou tocando um instrumento, envolvemos todas as partes do nosso cérebro. Esquerda, direita, frente e verso. Isso porque o ato de fazer música é uma habilidade criativa e cognitiva. Todo o cérebro está trabalhando de uma só vez!

Todas as habilidades a seguir se desenvolvem enquanto a criança canta e dança:

  • Coordenação motora fina e bruta: inclui equilíbrio, coordenação e ritmo com seu corpo enquanto ela está girando ou balançando. Talvez ela esteja subindo na ponta dos pés por um momento ou se movendo para trás. Ela também está aprendendo conceitos como velocidade “lento e rápido”.
  • Autonomia: a criança escolhe onde colocar os pés, como balançar os braços, o volume do seu canto, etc. Ela se torna a protagonista da experiência.
  • Desenvolvimento cognitivo: a criança está se concentrando em duas coisas ao mesmo tempo, canto e movimento, que está desenvolvendo suas habilidades cognitivas e ativando o funcionamento de todo o cérebro.
  • Matemática subliminar: a música é contada e ritmada.
  • Linguagem: quando a criança canta junto, mesmo que algumas ou todas as palavras não estejam certas, ela ainda está aprendendo e desenvolvendo essas habilidades linguísticas. Quando a música aumenta e fica mais alta, ela está experimentando o conceito de alto e suave.
  • Inteligência emocional: com a experiência musical a criança tem sensações e emoções. Essas podem ser simples ou complexas, mas estão sendo sentidas, e é isso que importa.

A música é fundamental na educação infantil, ajudando as crianças a se desenvolverem de várias maneiras, incluindo habilidades de resolução de problemas e lógica. A aquisição da linguagem é aprimorada à medida que as crianças aprendem músicas com vocabulário e rima variados. As lições culturais são enriquecidas com canções sobre continentes, planetas, respeito pela Terra e muito mais.

[Fonte: Montessori]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *