
Desde 2007, na data 31 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Engenheiro Ambiental no Brasil. A ideia partiu do Projeto de Lei nº 615 do mesmo ano, reconhecendo a data, em homenagem à primeira turma de graduados na área, de 1997, na Universidade Federal do Tocantins. Além do sistema Confea/Crea que regula o exercício da profissão, a área é representada a nível nacional pela Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS).
A atuação do engenheiro ambiental
Os profissionais atuam com atividades que visam a manutenção do meio ambiente, como a administração do tratamento de esgoto, a distribuição de água, o descarte de lixo, o desenvolvimento de técnicas para prevenção do meio ambiente, além da avaliação dos impactos de obras, a elaboração de laudos técnicos e planejamentos energéticos.
A oferta de cursos no ramo da Engenharia Ambiental foi regulamentada pela Portaria nº 1.693, de 5 de dezembro de 1994, do Ministério da Educação (MEC), e as atividades desempenhadas pelos profissionais formados na área foram normatizadas pela Resolução nº 447 de 22 de setembro de 2000 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
[Fonte: E+B Educação | Igor Anthony]