Os livros infantis possuem um amplo universo e nem todo mundo conhece todas as suas possibilidades e desdobramentos. Há livros dos mais variados tipos e propósitos, como livros para bebês, com estímulos sensoriais, contos de fadas, educativos e até aqueles que trabalham a inteligência emocional da criança. Independentemente do conteúdo, os livros infantis devem fazer parte do dia a dia das crianças desde o nascimento. Além de ajudar no processo de alfabetização, os livros auxiliam no desenvolvimento de outras habilidades, como coordenação motora, concentração, relações interpessoais, além de estimular os sentidos como tato e audição. Melhores livros infantis por idade Com uma variedade tão grande de temas e objetivos, é comum que alguns adultos se sintam um pouco perdidos na hora de escolher qual livro dar para uma criança. O primeiro passo para escolher a melhor opção é se atentar à idade da criança em questão. Assim como acontece com os brinquedos, há livros infantis adequados a cada etapa do desenvolvimento. Os livros para crianças não alfabetizadas costumam estimular mais os sentidos, enquanto os livros que já contêm texto podem variar entre frases curtas e imagens grandes até os livros com mais textos e imagens mais discretas, dependendo do nível de leitura da criança. Abaixo listamos algumas habilidades que os livros infantis trabalham de acordo com a idade: De 0 a 2 anos: mesmo sem serem alfabetizadas as crianças podem se beneficiar da companhia dos livros. Nesta fase os livros sensoriais e que acompanhem diferentes momentos do dia da criança são os mais indicados. Há livros de pano para a hora de dormir, livros à prova d’água para a hora do banho, livros que podem ser engatados no carrinho de bebê na hora do passeio, além dos livros sensoriais e sonoros, que estimulam o tato e a audição. Livros infantis com histórias podem ser lidos por adultos aos bebês na hora de dormir, fortalecendo o vínculo entre pais e filhos. De 3 a 5 anos: nesta fase as crianças estão muito mais ativas, curiosas e se preparando para embarcar no mundo da leitura. Para aproveitar o melhor deste momento de descoberta a indicação de livros infantis fica com aqueles que apresentem um pouco do mundo aos pequenos leitores. Além disso, também são recomendados livros que trabalhem habilidades como coordenação motora, criatividade, raciocínio, inteligência emocional e convívio em sociedade. Nesta etapa as crianças também começam a conhecer o mundo das letras e dos números, portanto, livros com estes temas também são ótimas opções de presente. De 6 a 8 anos: já em fase escolar, a criança tem uma capacidade de concentração mais elevada. Isso quer dizer que ela já pode ler livros com um pouco mais de texto e imagens mais discretas. Esta também é a fase dos questionamentos, principalmente do “como” e do “porquê”. Com uma habilidade de concentração mais elevada e a capacidade de entender algumas analogias, ela pode entender lições por meio de fábulas, convidando-a a refletir sobre certas situações. De 9 a 10 anos: a poucos anos da pré-adolescência, nesta fase há a perda de interesse por livros que ela considere “de criança”. Isso significa livros com mais texto e imagens ainda mais discretas (ou sem imagens). Nesta etapa a criança já pode ler livros divididos em capítulos, que possam ser lidos por vários dias. [Fonte: Blog Todolivro]

[learn_press_profile]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *