A ludicidade é um elemento que permeia a educação infantil e o desenvolvimento da criança. Os benefícios da ludicidade devem ser continuamente difundidos, visto que dúvidas sobre a importância do método ainda é bastante comum.

As principais propostas pedagógicas da educação básica contemplam a ludicidade como parte da sua metodologia. A educação infantil é a primeira etapa escolar das crianças. Por isso, é importante que esse momento possa estimular o desenvolvimento global dos pequenos. O conhecimento deve ser construído para além da sala de aula e a ludicidade é uma ferramenta importante para a escola e família em prol da educação das crianças.

O que é ludicidade?

A ludicidade é uma vivência de plenitude, prazer e sentimento alcançada a partir das atividades lúdicas. Essas, por sua vez, não se restringem aos jogos e brincadeiras, mas qualquer atividade que proporcione momentos de prazer, integração, entre outros.

A ludicidade é uma experiência na qual o indivíduo passa por uma ação de conhecimento de si e do outro. Ela implica em momentos de percepção, ressignificação, expressividade, fantasia, imaginação, realidade. O importante para a atividade lúdica é o momento vivido e a ação em si. Para utilizar a ludicidade, além do embasamento teórico, são fundamentais a sensibilidade e uma postura interna afetiva.

Benefícios da ludicidade

Aprender de forma prazerosa proporciona à criança a possibilidade de construir a sua imaginação e, progressivamente, aprender a distinguir o real do imaginário. Os benefícios da ludicidade não estão restritos apenas ao ambiente escolar. Mas, são capazes de influenciar o sujeito ao longo da vida adulta. Abaixo listamos como a ludicidade pode contribuir com o desenvolvimento da criança:

  • Desenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança
  • Estimula a criatividade, fantasia e imaginação
  • Exploração de habilidades
  • Favorece a sociabilização
  • Contribui com o desenvolvimento de competências interativa
  • A criança se torna mais espontânea- Aprende regras, limites e potencialidades, entre outros.

Família e ludicidade

Importante ressaltar que a escola não é a única capaz de utilizar a ludicidade. É importante que os pais proponham momentos em família que explorem a ludicidade como um fator importante para a criança. Também é necessário saber como escolher a melhor escola para seu o filho e optar por instituições que incluam as atividades lúdicas em seu plano pedagógico.

[Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *