Um dos momentos mais aguardados pelos pais é a pronúncia da primeira palavra dos filhos, que indica um importante marco no processo de aquisição da linguagem. No entanto, engana-se quem acha que ele tem começo somente na verbalização – na verdade, os pequenos estão, desde o nascimento, imersos em um mundo de estímulos em relação à linguagem.

Pouco a pouco, eles vão construindo conhecimentos e habilidades para emitir sons com significado, pronunciar palavras e articular frases. Por isso, todos os estímulos são essenciais para que a criança consiga, dentro do período esperado, ter um desenvolvimento da linguagem adequado.

Em meio a esse processo, a família tem um papel bastante importante, pois o meio em que a criança está inserida – ou seja, o quanto é estimulada – tem muita relação com o aperfeiçoamento da habilidade. E, quando bem pequenas, são principalmente os pais e familiares os responsáveis por isso.

Como funciona o desenvolvimento da linguagem infantil?

Desde que nasce, a criança está constantemente se comunicando. Para expressar medo, dor, alegria, fome, sono ou qualquer outro tipo de sentimento ou sensação, os bebês recorrem às suas linguagens próprias, como o choro ou a comunicação gestual.

Aos poucos, sons vão sendo incorporados à comunicação e, em relação ao valor lexical, ficam cada vez mais compreensíveis.

Isso quer dizer que aquele momento tão esperado pela família, a primeira palavra, finalmente chega e aos poucos os sons ganham mais complexidade. Então os pequenos podem se fazer mais claros sobre suas vontades e pensamentos.

Veja abaixo alguns pontos centrais no desenvolvimento da linguagem desde o nascimento até os 5 anos – idade esta geralmente marcada pelo auge da expansão lexical.

Fase pré-linguística

Na fase pré-linguística, a criança está construindo seu repertório de mundo, assimilando as coisas de seu contexto e, gradualmente, construindo pontes lexicais, ou seja, atribuindo sentido aos sons. Essa fase é muito importante para que, posteriormente, a linguagem verbal seja bem desenvolvida.

– De 0 a 4 meses: o choro é a forma mais comum de comunicação, sendo que sorrisos gradualmente passam a fazer parte da interação do bebê. Aos poucos, as vocalizações começam e pequenos gritos podem ser ouvidos.

– De 4 a 10 meses: o bebê vai emitir cada vez mais sons, brincando e descobrindo sua voz. Essa é uma fase de experimentação, em que tons e intensidades diversas são usadas. Aos poucos, surgem sons reconhecíveis, como os de vogais ou sílabas isoladas (como “a” ou “ba”, respectivamente), mas ainda sem significado.

Fase linguística

Neste momento, a criança já inicia a fase da fala. Vale reforçar que pode haver variações no tempo de cada bebê, pois há uma relação direta com o ambiente e com o processo individual de desenvolvimento.

– De 10 a 18 meses: o pequeno já é capaz de entender e reproduzir alguns sinais simples, como “não” e “beijo”, feitos com as mãos e, por vezes, acompanhados de ruídos ou sílabas isoladas. Nessa fase, os gestos têm grande importância, auxiliando a criança a interagir com o mundo. As emissões sonoras ganham mais forma, de modo que a criança costuma atribuir sentido às reproduções silábicas (como “mama” e “papa”).

– De 18 meses a 2 anos: este é o primeiro momento de aumento significativo de vocábulos. Nele, o pequeno vai assimilar cerca de 50 palavras, dando sentido e empregando-as em frases simples.

– De 2 a 3 anos: nesta fase, a criança tem cerca de 200 a 400 palavras em seu repertório. É capaz de manter diálogos um pouco mais complexos, como histórias lineares.

– De 3 a 4 anos: já é possível manter diálogos mais longos e ricos em detalhes com os pequenos, pois eles já apresentam um vocabulário extenso. Nesta fase, a dicção ainda pode ser um desafio, mas ela progride gradualmente.

– De 4 a 5 anos: a criança consegue elaborar narrativas, expressar sentimentos e emoções de forma adequada, sabendo selecionar, dentro do seu universo lexical e semântico, as melhores palavras para o que deseja. É capaz de atribuir noções de tempo e espaço às histórias.

Como é a evolução da fala em cada período?

A linguagem é um processo muito mais amplo do que apenas a fala, mas esta compõe um marco bastante significativo (e cheio de emoções) na vida da criança. Por isso, é bem comum que as famílias estejam atentas à verbalização.

Cada fase é marcada pelo desenvolvimento de uma habilidade relacionada à fala, sendo que os principais marcos, em geral, ocorrem nas seguintes idades:

– Emitir sons diversos e, em seguida, murmúrios (que lembram vogais, como “a”, por exemplo) – por volta de 0 a 10 meses;

– Repetição silábica ou simplificação de palavras que já têm significado, como “mamá” e “papá” – por volta dos 10 aos 18 meses;

– As primeiras palavras são pronunciadas e, aos poucos, novas são incorporadas ao dia a dia – até os 2 anos de idade, e esse processo prossegue.

A partir de então, o repertório da criança vai aumentar, de modo que ela consiga usar e entender cada vez mais termos, articulando-os em frases. Também é comum que haja algumas dificuldades de pronúncia – às vezes, com sons específicos, às vezes com a fala no geral.

Como estimular o desenvolvimento da fala dos pequenos?

Todo o processo de desenvolvimento da criança está diretamente relacionado com o meio em que ela está inserida, ou seja, os estímulos que recebe. Por isso, a família tem um papel importante na aquisição da linguagem e, com algumas atividades simples, pode favorecer esse processo.

Converse com o bebê desde a gestação

Iniciar a interação com o bebê mesmo ainda dentro da barriga permite que os laços afetivos sejam estreitados e que esse hábito de conversar seja criado. Aos poucos, o bebê vai assimilando as vozes e identificando quem as emite.

Leia livros infantis

Muitos livros infantis brincam com as palavras, com os sons e trazem elas escritas nas páginas com letras visualmente atrativas. Isso ajuda a criança a associar sons às letras, faz com que ela preste atenção às sílabas e pronúncia. A atividade deve ser feita mesmo antes de o pequeno saber ler ou compreender as histórias.

Cante músicas infantis

Assim como para os adultos, as músicas têm uma grande capacidade de atrair a atenção dos pequenos. Por isso, cantar faz com que eles se atenham à letra, queiram imitar os sons, se esforcem para repetir e aprender novas palavras.

Apresente palavras que fazem parte do universo infantil

Quando a criança estiver brincando, aproveite para perguntar o nome dos brinquedos, das cores e apresente sinônimos para alguns termos.

Seja receptivo ao aprendizado

A dicção exige aperfeiçoamento, por isso, é importante que haja um ambiente confortável e acolhedor para a criança treinar e desenvolvê-la. Sempre que for necessário, repita a palavra ou frase corretamente, com afeto, para que o pequeno não se sinta corrigido e desestimulado.

Estimule a fala

A única forma de a criança aprender a falar é falando. Por isso, além de ouvir as palavras, ela precisa enunciá-las repetidas vezes. Sempre a estimule a formar frases mais complexas, pedir coisas pelo nome correto e usar as palavras em vez de apenas gestos.

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Criar um ambiente estimulante para as crianças desde o nascimento permite que elas tenham um desenvolvimento mais adequado em todas as esferas, inclusive na aquisição da linguagem.

Apesar de parecer tão natural, a comunicação verbal exige uma série de aprendizados e aperfeiçoamentos. Por isso, é necessário afeto e atenção para que os pequenos possam se expressar pela fala.

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