“Em época de tensões mundiais acirradas, quando os direitos humanos, a liberdade de expressão, a paz e o próprio futuro do planeta talvez pareçam mais ameaçados do que nunca, o poder transformador da educação é de importância crucial”.
É com essa afirmativa que o Correio da Unesco abre o artigo A educação transforma vidas, e assinala que na obra Educação: um tesouro a descobrir, o histórico relatório elaborado em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, Jacques Delors, então diretor da Comissão (de 1992 a 1996), referiu-se à educação como “a utopia necessária” e “um bem indispensável em sua tentativa de alcançar os ideais de paz, liberdade e justiça social”.
É com a missão de transformar vidas pela educação que a Ação Social Renascer acredita firmemente neste poder transformador e o converte em ações efetivas (e afetivas) que brotam da “utopia necessária” e afloram no “bem indispensável” entregue às crianças, às suas famílias e à comunidade, com autonomia para escrever a sua história com caligrafia própria.
Para ampliar essa oferta, a instituição construiu com recursos próprios, duas novas unidades: a Escola Porto Rico, localizada na Região Administrativa de Santa Maria, e a Escola Emanuel, localizada na Região Administrativa do Recanto das Emas. As obras foram concluídas em junho. As escolas encontram-se em processo de credenciamento junto à Secretaria de Educação do DF.
A Escola Porto Rico atenderá 117 crianças de quatro meses a três anos e a Escola Emanuel atenderá crianças de dois a três anos.