O Dia do Diretor Escolar é comemorado em 12 de novembro. A Ação Social Renascer acredita que valorizar esse profissional em seu dia é essencial. O diretor escolar é fundamental para a saúde das instituições educativas, pois é o gestor responsável pelas atividades administrativas, financeiras e pedagógicas da escola.

Surgimento do cargo de diretor escolar

No final dos anos 1880, uma nova organização escolar foi instituída. Na época, junto a muitas mudanças educacionais, a função do diretor foi definida. Para substituir o papel antes atribuído a inspetores e implementar o acompanhamento diário da escola, deu-se a criação da direção escolar. Assim, cada instituição de ensino passou a ter um responsável geral, denominado diretor escolar.

Com o tempo, as atribuições da direção foram se expandindo. Tanto as tarefas administrativas quanto as pedagógicas passaram a ser responsabilidade desse profissional. Durante todo o século XX, o diretor, diferentemente da visão que temos hoje, era visto como o “chefe da escola”, ou seja, era atribuída a ele uma figura rígida e de poderio.

Entretanto, hoje, aspectos da gestão democrática estão cada vez mais presentes nos contextos escolares. Com isso, o modelo atual, em vez de tirar forças do diretor, delega a ele o papel de líder escolar, tornando-o responsável pela saúde das instituições educativas. O diretor, portanto, assume a posição de mediador e é fundamental para estimular a participação de todos os envolvidos na escola – estudantes, famílias dos alunos, professores e demais funcionários.

Diretor escolar: qual seu papel?

Como pudemos ver, o direto escolar é um profissional de múltiplas funções. E as áreas de atuação dos diretores escolares são amplas, e ele faz interface com todas as pessoas envolvidas nos processos pedagógicos de todos os ambientes da instituição.

Parte da função dos diretores diz respeito à assessoria pedagógica e profissional. Nesse campo, o diretor, enquanto gestor de pessoas, contribui para o crescimento, o fortalecimento e a motivação da equipe escolar, o que não se limita apenas aos professores e coordenadores pedagógicos. É fundamental que o profissional dê suporte aos demais funcionários da escola, como as equipes da secretaria, da limpeza e da cantina, por exemplo. É ideal, ainda, que a instituição proporcione opções de formação continuada para seus profissionais.

Já quando se trata do ambiente escolar, o diretor deve primar por uma escola harmoniosa e estimulante. Nesse sentido, ele também é o responsável pela criação de ações democráticas e inclusivas, a fim de tornar a escola um lugar propicio para o desenvolvimento de aprendizagens e construção do conhecimento. Sendo assim, o diretor é aquele profissional que conhece formas de resolver conflitos e compreende o contexto e a realidade dos estudantes e funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *